Serviços

Cosmiatria

Tratamento com toxina botulínica – Suor execessivo(Hiperhidrose)

O suor é necessário para o controle da temperatura do corpo, especialmente durante o exercício, febre ou sob temperaturas mais elevadas do ambiente. Quando ocorre o aumento da atividade das glândulas sudoríparas (glândulas que produzem o suor) temos o quadro conhecido como hiperidrose.

Cosmiatria

A hiperidrose não é uma doença grave mas apresenta-se como uma situação extremamente desconfortável, que causa profundo embaraço social e transtornos de relacionamento e psicológicos no portador que frequentemente se isola socialmente e adquire hábitos procurando esconder o seu problema. A hiperidrose pode ocorrer em pessoas com doença de tiróide, doenças psiquiátricas, menopausa ou obesidade. Pode ocorrer também em pacientes saudáveis.

O início dos sintomas pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas. Eventualmente, poderemos encontrar outras pessoas da mesma família com problema de hiperidrose.

As áreas mais atingidas são as axilas, palmas(mãos), plantas(pés), região inguinal(virilha), podendo ocorrer em outras áreas. A sudorese excessiva e constante é uma condição constrangedora, desagradável, que dificulta as atividades do dia-a-dia e interfere no trabalho, no lazer e nas atividades sociais. Atividades diárias como escrever, apertar a mão de outra pessoa, segurar papéis e outras atividades simples podem ser adversamente afetadas pela hiperidrose. Quando o quadro de hiperidrose é grave, ocorre gotejamento espontâneo na região afetada. Nos casos mais intensos, a pele pode ficar com fissuras (rachaduras). Quando a sudorese é mais intensa na região axilar, pode ocorrer odor desagradável.

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local que visam diminuir a secreção sudorípara ou através da utilização de aparelhos para iontoforese. Medicações via oral podem interferir com o funcionamento de outros órgãos e seu uso exige cuidados específicos. Muitas vezes o apoio psicológico pode ajudar bastante, podendo ser necessário o uso de tranqüilizantes nos quadros graves. A toxina botulínica, surge como uma boa opção terapêutica, interrompendo a sudorese na área tratada. Casos graves de hiperidrose axilar podem ser tratados cirurgicamente, com a retirada das glândulas sudoríparas ou através da simpatectomia, que é uma cirurgia onde os nervos responsáveis pelo estímulo à sudorese são cortados.

Além do conhecido uso da toxina botulínica, para tratamento de rugas dinâmicas para rejuvenescimento, também oferece uma excelente opção de tratamento para os pacientes que apresentam quadro de hiperidrose.
Na hiperidrose axilar, a toxina botulínica é aplicada através de injeções subcutâneas nas axilas, com intervalos de cerca de 1,5-2,0 cm entre cada aplicação, na área onde a sudorese é mais intensa. O efeito máximo, ocorre em cerca de 2 semanas e o tratamento apresenta boa eficácia, com interrupção da sudorese na área tratada. O mesmo procedimento pode ser feito para outras regiões como palmas, plantas, virilha e outras.
Geralmente, utiliza-se anestesia tópica(em creme) e/ou anestesia local(bloqueio anestésico).

A duração do efeito pode ser de 4 meses a 6 meses, podendo chegar a 8 meses, dependendo das características individuais de cada paciente. Para manter um bom resultado, é necessário reaplicar a toxina.

Tratamento com toxina botulínica – Correção das rugas e marcas de expressão

A toxina botulínica é utilizada há muito tempo por especialidades médicas como oftalmologia e neurologia para o tratamento de doenças como estrabismo, espasticidade, torcicolos e blefarospasmos. Há mais de 10 anos vem sendo usada em procedimentos estéticos para atenuar as rugas da face.

O uso da toxina botulínica revolucionou o tratamento para rejuvenescimento facial. Este procedimento tornou dispensáveis as grandes cirurgias e os longos períodos de recuperação pós-operatória para quem deseja minimizar as marcas do tempo. Tornou-se um dos recursos mais procurados na atualidade, pelos seus resultados rápidos. A toxina botulínica promove o relaxamento dos músculos que causam rugas na face. Com isso, a expressão fica naturalmente mais suave, diminuindo linhas e vincos.

A aplicação é feita no consultório do médico com o paciente sentado ou semi-sentado. Todo material para aplicação do produto é descartável(seringas, luvas, gazes). O tratamento é praticamente indolor, porém, para aumentar o conforto do paciente pode-se usar um creme anestésico local antes da aplicação da toxina botulínica. Geralmente, o procedimento dura cerca de 20 minutos.

O paciente pode retornar às suas atividades após o procedimento. Deve, entretanto, evitar esforços físicos por um período de 24 horas.

Os resultados são visíveis a partir do 5º ao 10º dia após a aplicação. Porém, pode-se observar o aparecimento mais tardio, entre 5 a 10 dias. Para manter os resultados, sugere-se nova aplicação a cada 6 meses.

Como em outros procedimentos médicos, há possibilidade do aparecimento de efeitos colaterais. Algumas horas após a aplicação podem ocorrer: dor de cabeça leve e transitória, queda das sobrancelhas e pálpebras, pequeno inchaço ou hematoma que pode ser disfarçado com a maquiagem. Todos esses efeitos adversos são temporários e reversíveis.

Dependendo do paciente, os resultados são otimizados com a associação de outros procedimentos como: “peelings” químicos, preenchimentos, LASER, etc.

Pode ser usada em qualquer idade desde que sejam consideradas as expectativas de cada pessoa e a indicação do procedimento pelo médico.

Não deve ser utilizado durante a a gestação ou amamentação.

Consulte o seu médico para obter mais informações sobre as vantagens do uso da toxina botulínica.

Preenchimento de rugas

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO
Técnica que permite a correção de manifestações do envelhecimento com o objetivo de suavizar sulcos, depressões e rugas. Também pode ser utilizado para a correção de cicatrizes.
O procedimento deve ser realizado com paciente sentado ou recostado.

Após limpeza , aplica-se anestésico tópico com objetivo de amenizar o possível desconforto da aplicação. Injeta-se o produto no local desejado, com agulha de fino calibre. A seguir, massageia-se o local para “moldar” o produto.
Depois da aplicação, pode ocorrer vermelhidão e edema local que geralmente desaparecerá em até 24 horas. Raramente ocorre a formação de pequeno hematoma, que desaparecerá em 5 a 7 dias.

A aplicação dura em média 30 minutos.
Os efeitos do preenchimento com ácido hialurônico duram, em média, 8 a 12 meses.

Laser

Para remoção de manchas, telangiectasias, tatuagens, varizes, rejuvenescimento da pele envelhecida pelo sol e depilação permanente. Saiba mais.

Peeling de cristal

Aparelho de tecnologia italiana que permite ao dermatologista fazer uma esfoliação leve e controlada da pele sem uso de agulhas e sem a necessidade de anestesia.
É uma micro dermo abrasão com cristais de corundum(hidróxido de alumínio).
Indicação para estrias, rugas, manchas de sol, manchas da idade, cicatrizes de acne e quelóides.

A pele, suavemente retirada pelo jato de cristais, é imediatamente sugada pelo aparelho.

Não há contra-indicação exceto a exposição ao sol nos 3 primeiros dias após a sessão. O tratamento pode ser associado a outros procedimentos, se necessário, como limpeza de pele, hidratação, peelings químicos e Laser.

O tratamento é feito em sessões de 20 minutos. São necessárias de 5 a 10 sessões com intervalo de 10-15 dias entre
cada sessão. As sessões podem ser interrompidas (por motivo de viagem do cliente, por exemplo) sem prejuízo do resultado almejado.

Tratamentos faciais

Limpeza de pele, Drenagem linfática, Rejuvenescimento, Tratamento da acne, Hidratação, Neve Carbônica, Estimulação elétrica para flacidez, Remoção de pelos – a laser, por eletrólise e Subcisão para cicatrizes de acne.

Tratamentos Corporais

Para celulite e gordura localizada, Massagem, Hidratação corporal, Estimulação elétrica para flacidez, Ultrassom, Drenagem linfática e Indermoterapia.

Tratamentos Capilares

Queda de cabelos, calvície e seborréia.

Derma Sculp

Consideramos a flacidez cutânea como a perda da firmeza da pele que se manifesta em forma de rugas , excesso de pele provocado pela deteriorização das fibras elásticas e colágenas da derme.

Diversos fatores podem acelerar estas modificações, como exemplo: alteração hormonal, emagrecimento rápido, gravidez, alimentação inadequada, fatores ambientais como a radiação solar e sem dúvida, a ação da gravidade.

Todos estes fatores auxiliam na destruição da resistência mecânica da pele.

O Derma Sculp é um aparelho de radiofrequência que produz uma retração no colágeno através de seu aquecimento, promovendo sua modelação e melhorando a tão temida flacidez da pele, tanto corporal quanto facial,
suavizando as rugas naturalmente.

O Derma Sculp também é indicado no tratamento da celulite. A elevação da temperatura interna do tecido promove aumento da circulação sangüínea e estimula a drenagem linfática, diminuindo a concentração de toxinas nos adipócitos, reduzindo, assim, seu tamanho e melhorando inclusive a gordura localizada.